quinta-feira, 30 de novembro de 2017

LAJES E FORRO

WINDOW (janela) – as janelas do Revit funcionam praticamente da mesma forma que as portas. Contanto, o programa habilita a caixa SILL HEIGHT, que serve para definir o peitoril da abertura.

STRUCTURAL FLOOR (LAJE) – acessível na barra HOME> BUILD, o comando usado para criar lajes e pisos no Revit é praticamente o mesmo, pois pode ser achado no mesmo local. Também é considerado da mesma família pelo programa. Para criar lajes, inicialmente se aciona o comando e se seleciona as paredes que irão compor o limite da laje. Elas ficarão grifadas em rosa. A partir daí, basta ir definindo, com os comandos de edição, como TRIM e FILLET, o limite correto da laje. Para finalizar o comando, basta acionar a opção FINISH.

Para a definição do tipo de laje que se pretende usar, basta entrar na edição do comando e definir, em osso, um objeto com a espessura desejada(como structure).

Repetir o processo para a laje do segundo pavimento, como exercício. 

 No processo do segundo pavimento, é interessante que se reajuste a altura da parede do térreo para que não haja sobreposição da mesma com a laje superior. (TOP CONSTRAINT> UNCONNECTEC HEIGHT>DEFINIR ALTURA DA PAREDE)


Após concluir o desenho da laje, ao selecioná-la é possível entrar em EDIT BOUNDARY e recortá-la ou ainda criar furos.
Agora, antes de ver o processo de criação de pisos, é importante que se crie dois novos níveis de piso, que podem ser chamados de térreo acabado e superior acabado, e se acione o térreo acabado para desenhar o piso. Sugere-se colocar o os pavimentos acabados 5 cm acima do pavimento em osso. 
Para criar níveis novos, deve-se entrar em um corte ou elevação e acionar o comando LEVEL, em HOME>DATUM.



FLOOR (piso) – para desenhar os pisos, sugere-se editar o padrão e configurar um piso com os mesmos 5 cm de diferença entre os pavimentos criados. Assim, pode-se criar uma camada como substrato, que contenha 3,5cm, e outra de acabamento, com 1,5cm.


Perceba o esquema de acabamento entre uma parede executiva e o piso acabado.

Fazer um compartimento e praticar nos outros espaços.

Após criar os pisos nos diversos compartimentos, deve-se fazer uma correção derivada da alteração de um anteprojeto para projeto executivo. Trata-se de alterar o pavimento de inserção das portas e janelas. Deve-se selecioná-las e passá-las ao pavimento térreo acabado.

 CEILINGS (forros) – a ferramenta de forro, para ser utilizada de forma adequada, deve ser acionada pela barra de visualização em Ceiling Plans > térreo. Para que o comando funcione, basta passar o mouse sobre as paredes para que o programa proponha o perímetro do forro. Antes disso, deve-se editar o padrão que se espera, como espessura e padrão de acabamento. Assemelha-se, neste caso, com a proposição de pisos, porém invertido, é claro. LEMBRAR DE DUPLICAR OS PADRÕES EXISTENTES E RENOMEÁ-LOS.

Depois de construir o forro, ao seleciona-lo é possível entrar no modo de edição e criar recortes. O recurso é valido para alterar um forro reto ou ainda criar sancas, como o caso da figura abaixo.


Aplicar exemplo de forros e de recorte de forro. Alterar padrões e criar forro tabuado.

Para elaborar visualizações como a da figura acima, basta estar na planta do pavimento adequado e procurar, em VIEW > 3DVIEW, a opção CAMERA. Ao selecioná-la, deve-se marcar o ponto do observador e posteriormente, o do alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário