COMPONENTES (COMPONENTS) – são arquivos com extensões do
tipo .RFA, como dito anteriormente. Sua função é semelhante ao dos blocos em 2D
do AutoCAD, porém são mais eficientes pois são em 3 dimensões e podem ser
vistos em planta e em qualquer outro tipo de vista. Para trazer os componentes
para dentro do arquivo, deve-se ir em INSERT > LOAD FAMILY. Após o
procedimento normal é buscar em HOME > COMPONENT as famílias que podem ser
inseridas no arquivo.
Os componentes podem possuir hospedeiros ou não (como no
caso de portas e janelas). São eles que fazem com que o componente se fixe a um
dado elemento. Outro caso são as luminárias, que possuem como hospedeiros os
forros, paredes e pisos.
APLICAÇÃO DE MOBILIÁRIOS DE DIVERSOS TIPOS – MOBILIÁRIO NA
RESIDÊNCIA E CRIAR ESTACIONAMENTO OU RUA COM MOBILIÁRIO E VEÍCULOS. APLICAÇÃO
DE LUMINÁRIAS.
Discussão sobre a transformação de um bloco CAD em família
de componente para trabalho no Revit. Importação dentro de um arquivo. RFT e colocação
na biblioteca de famílas.
Já os RPCs são arquivos criados com o objetivo de manter uma
boa aparência de elementos repetitivos, como veículos, espécies vegetais e
pessoas, sem para tanto se atingir arquivos muito pesados, como a caso de
famílias complexas. É composto de uma série de fotos de um mesmo objeto, que
permite que ele seja visto de vários pontos e cumpra seu papel na composição da
vista. Apesar de existirem RPCs estáticos e dinâmicos, o Revit trabalha apenas
com os estáticos.
Como os arquivos deste tipo são de propriedade da empresa
Archvision, o acesso e eles em geral é pago, com valores agregados altos, de
forma geral.
A visualização do resultado que um RPC gera só irá ser
percebido no momento em que for feita a renderização do conjunto, como na
figura abaixo. Para as vistas não renderizadas, sua percepção é simplificada.
A inserção de RPCs no Revit se dá da mesma forma de inserção
de componentes de famílias comuns, na barra superior HOME > COMPONENT.
MODEL TEXT – permite criar textos em 3D conforme o plano em
que será inserido. Para tanto, deve-se acionar o comando na barra HOME >
MODEL TEXT e escrever o texto. Após isso, define-se o plano de inserção
escolhido. Ainda, é possível entrar no comando de edição e escolher a fonte e o
tamanho do mesmo.
TEXT
(TEXTO) – o comando permite inserir as informações necessárias a boa parte dos
desenhos técnicos, como plantas baixas e de cobertura, cortes e outros. Para
tanto, deve-se buscar o comando junto a barra ANNOTATE. Ao acionar o mesmo,
pode-se escolher na barra de propriedades o tamanho através de alguns padrões
pré-definidos ou ainda configurar o próprio padrão. Deve-se lembrar que o
tamanho da fonte que está indicada no padrão varia UNIFRA – Curso de
Arquitetura e Urbanismo - Computação Gráfica Tridimensional – ARQ329
Prof. Francisco Queruz Apostila Autodesk Revit Architecture
2011 - P á g i n a | 33 conforme a escala corrente, portanto ao alterá-la o
tamanho dos textos também será modificado.
CRIAÇÃO DE ÁREAS E LEGENDAS PARA OS COMPARTIMENTOS – o Revit
disponibiliza um sistema de consideração de áreas e organização do modelo que
se está desenhando. Para tanto, inicialmente, é interessante que se cheque como
o sistema está configurado. Deve-se desdobrar o menu escondido na barra HOME
> ROOM & DATA e clicar na opção AREA AND VOLUME COMPUTATIONS. No menu
que for aberto, indicar a opção área apenas e para considerá-la no acabamento
da parede. No mesmo menu, deverá se entrar na aleta AREA SCHEMES e criar uma
linha chamada Área útil, para se ter o padrão para trabalho. Agora, deve-se
criar uma planta de áreas para o pavimento. O processo começa com o acionamento
do comando AREA PLAN, e a indicação do padrão criado (área útil) e o pavimento
que se deseja indicar as áreas.
Na sequência, note que foi criada uma nova planta, de áreas,
por pavimento e padrão. Estando nela, deve-se acionar o comando AREA BOUNDARY
LINE e definir através de linhas quais são as poligonais dos compartimentos. Ao
final da definição destas poligonais, pode-se acionar o comando AREA e colocar
as TAGS com o nome e a área de cada compartimento.
Para criar legendas, agora, o processo passa por acionar o
comando LEGEND, próximo aos comandos anteriores e, após criar o padrão geral,
não configurado, entrar na opção EDIT SCHEME e alterar o título da legenda
(TITLE) e ainda modificar o padrão de reconhecimento para NAME. Ainda poderá
ser alterada a cor de cada compartimento proposto.
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