quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Componentes, RPCs, Textos e Legendas.

COMPONENTES (COMPONENTS) – são arquivos com extensões do tipo .RFA, como dito anteriormente. Sua função é semelhante ao dos blocos em 2D do AutoCAD, porém são mais eficientes pois são em 3 dimensões e podem ser vistos em planta e em qualquer outro tipo de vista. Para trazer os componentes para dentro do arquivo, deve-se ir em INSERT > LOAD FAMILY. Após o procedimento normal é buscar em HOME > COMPONENT as famílias que podem ser inseridas no arquivo.


Os componentes podem possuir hospedeiros ou não (como no caso de portas e janelas). São eles que fazem com que o componente se fixe a um dado elemento. Outro caso são as luminárias, que possuem como hospedeiros os forros, paredes e pisos.
APLICAÇÃO DE MOBILIÁRIOS DE DIVERSOS TIPOS – MOBILIÁRIO NA RESIDÊNCIA E CRIAR ESTACIONAMENTO OU RUA COM MOBILIÁRIO E VEÍCULOS. APLICAÇÃO DE LUMINÁRIAS.

Discussão sobre a transformação de um bloco CAD em família de componente para trabalho no Revit. Importação dentro de um arquivo. RFT e colocação na biblioteca de famílas.

Já os RPCs são arquivos criados com o objetivo de manter uma boa aparência de elementos repetitivos, como veículos, espécies vegetais e pessoas, sem para tanto se atingir arquivos muito pesados, como a caso de famílias complexas. É composto de uma série de fotos de um mesmo objeto, que permite que ele seja visto de vários pontos e cumpra seu papel na composição da vista. Apesar de existirem RPCs estáticos e dinâmicos, o Revit trabalha apenas com os estáticos.

Como os arquivos deste tipo são de propriedade da empresa Archvision, o acesso e eles em geral é pago, com valores agregados altos, de forma geral.

A visualização do resultado que um RPC gera só irá ser percebido no momento em que for feita a renderização do conjunto, como na figura abaixo. Para as vistas não renderizadas, sua percepção é simplificada.


A inserção de RPCs no Revit se dá da mesma forma de inserção de componentes de famílias comuns, na barra superior HOME > COMPONENT.

MODEL TEXT – permite criar textos em 3D conforme o plano em que será inserido. Para tanto, deve-se acionar o comando na barra HOME > MODEL TEXT e escrever o texto. Após isso, define-se o plano de inserção escolhido. Ainda, é possível entrar no comando de edição e escolher a fonte e o tamanho do mesmo.


TEXT (TEXTO) – o comando permite inserir as informações necessárias a boa parte dos desenhos técnicos, como plantas baixas e de cobertura, cortes e outros. Para tanto, deve-se buscar o comando junto a barra ANNOTATE. Ao acionar o mesmo, pode-se escolher na barra de propriedades o tamanho através de alguns padrões pré-definidos ou ainda configurar o próprio padrão. Deve-se lembrar que o tamanho da fonte que está indicada no padrão varia UNIFRA – Curso de Arquitetura e Urbanismo - Computação Gráfica Tridimensional – ARQ329 

Prof. Francisco Queruz Apostila Autodesk Revit Architecture 2011 - P á g i n a | 33 conforme a escala corrente, portanto ao alterá-la o tamanho dos textos também será modificado.

CRIAÇÃO DE ÁREAS E LEGENDAS PARA OS COMPARTIMENTOS – o Revit disponibiliza um sistema de consideração de áreas e organização do modelo que se está desenhando. Para tanto, inicialmente, é interessante que se cheque como o sistema está configurado. Deve-se desdobrar o menu escondido na barra HOME > ROOM & DATA e clicar na opção AREA AND VOLUME COMPUTATIONS. No menu que for aberto, indicar a opção área apenas e para considerá-la no acabamento da parede. No mesmo menu, deverá se entrar na aleta AREA SCHEMES e criar uma linha chamada Área útil, para se ter o padrão para trabalho. Agora, deve-se criar uma planta de áreas para o pavimento. O processo começa com o acionamento do comando AREA PLAN, e a indicação do padrão criado (área útil) e o pavimento que se deseja indicar as áreas.


Na sequência, note que foi criada uma nova planta, de áreas, por pavimento e padrão. Estando nela, deve-se acionar o comando AREA BOUNDARY LINE e definir através de linhas quais são as poligonais dos compartimentos. Ao final da definição destas poligonais, pode-se acionar o comando AREA e colocar as TAGS com o nome e a área de cada compartimento.


Para criar legendas, agora, o processo passa por acionar o comando LEGEND, próximo aos comandos anteriores e, após criar o padrão geral, não configurado, entrar na opção EDIT SCHEME e alterar o título da legenda (TITLE) e ainda modificar o padrão de reconhecimento para NAME. Ainda poderá ser alterada a cor de cada compartimento proposto.


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