quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Cotas, tabelas e animações.

LINEAR DIMENSION – acessado a partir da barra HOME>DIMENSION. Permite criar cotas únicas verticais e horizontais. Permite selecionar pontos que serão cotados. Com a barra de espaços, permite que se alterne entre cotas horizontais e verticais.

 ALIGNED DIMENSION – permite que se crie cotas verticais, horizontais e inclinadas, ou ainda cotas contínuas. No modo simples, permite selecionar objetos e cotá-los. Porém, permite também que se acione a opção de justificativa, onde se escolhe o que se está selecionando, como WALL FACES (bordas externas das paredes), e se acione, com PICK, se o objeto a cotas é toda a parede, ou apenas um ou outro ponto. Dentro da caixa OPTIONS, ao lado de pick, ainda é possível escolher cotar ABERTURAS (EIXO E BORDA), INTERSECÇÕES e GRIDS.


Caso as situações acima não satisfaçam os elementos a serem cotados, pode-se fazer uma cota simples, selecioná-la e acionar, na barra superior, a opção EDIT WITNESS LINES, que permite então que se crie cotas parciais sobre uma já existente.


Já as cotas do tipo ANGULAR, RADIAL E ARC LENGTH (comprimento de arco) funcionam como no AutoCAD, clicando-se sobre os objetos que se deseja cotar.

CONFIGURAÇÃO DE COTAS – permite caracterizar de forma mais adequada as cotas já existentes. Para tanto, basta entrar na opção EDIT TYPE no comando e configurar as opções:

DIMENSION STRING TYPE – permite escolher o tipo de cota, entre CONTINUOUS, ORDINATE e BASELINE;

 TICK MARK – permite escolher o tipo de acabamento da intersecção entre linha de cota e de extensão.

 WITNESS LINE CONTROL – permite escolher se as linhas de extensão terão comprimento diferenciado (GAP TO ELEMENTO) ou igual (FIXED TO DIMENSION LINE).

 WITNESS LINE LENGHT – permite regular o comprimento da linha de extensão quando a opção acima está em FIXED.

Para transferir as TAGS de portas e janelas de uma planta para outra, pode-se utilizar o comando HOME > ROOM & AREA > TAG > TAG ALL NOT TAGGED. Após acionar o comando, escolhe-se quais TAGS se pretende inserir (porta, janela, etc).


GRID – permite que se desenhe eixos de ordenação, geralmente estrutural, para o modelo. Acessível através da barra HOME>DATUM>GRID. O comando funciona como uma linha simples, ao traçá-la desenha-se o eixo com a indicação do número do mesmo.

 SCHEDULES - permite criar tabelas no REVIT, está acessível através do menu VIEW> CREATE > SCHEDULES > SCHEDULE/QUANTITIES. Há uma gama muito grande de possibilidades em relação ao comando, o que depende de um estudo aprofundado. Aqui, serão vistos alguns parâmetros básicos.

Para criação de uma tabela de janelas, se usará o seguinte procedimento:

 Escolher a categoria do que será listado e dar um nome à tabela


Adicionar, a partir dos campos disponíveis, os parâmetros que aparecerão na tabela. Lembrar que pode ser criado algum parâmetro, como no caso abaixo área da abertura.


Na barra superior Sorting/grouping (classificar/agrupar) é possível selecionar o parâmetro que se deseja (Type Mark, por exemplo) e pedir para o programa agrupar e indicar quantidades de cada elemento, como na tabela abaixo. Para que o programa some as áreas, ao final da parcial da tabela, deve-se marcar o campo CALCULATE TOTALS no parâmetro área, em formatting.



Ao final, pode-se alterar os parâmetros de cabeçalho da tabela formada como se deseja. A tabela, posteriormente, é inserida na prancha da forma que se deseja.

WALKTHROUGH – permite criar animações através de percursos pelo modelo criado. Ao acionar o comando, deve-se entrar em planta com a sequência de pontos que compõem a animação. Após criar o percurso, é interessante manter duas viewports abertas ao mesmo tempo, uma com a planta e outra com a própria perspectiva. Assim, depois de criada a sequência, pode-se entrar na opção EDIT WALKTHROUGH e alterar os pontos chave. Ainda vale observar que podasse mudar os pontos de alvo da câmera a cada ponto chave, o que permite escolher para onde a câmera “olha”.


PS: a exportação de sequencias (filmes) é feita na barra inicial, através do comando EXPORT. CALLOUT – disponível para acesso em VIEW>CREATE. Permite que se crie, junto as plantas baixas ou ainda como detalhamento ampliações ou detalhes dos elementos já desenhados. A vantagem de usar uma callout é ampliar a escala do que já foi desenhado

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